A avaliação na Educação Infantil possui algumas particularidades – dentre elas, a ausência de notas e a política de não reprovação. Empregar conceitos e comentários descritivos na hora de avaliar, ao invés de pontuar as tarefas realizadas, faz com que os educadores deem mais relevância aos processos de aprendizado e a evolução das crianças do que aos resultados finais obtidos. Esse modelo, de avaliação formativa, é baseado na teoria construtivista e considerado, atualmente, o melhor para creches e pré-escolas (justamente por proporcionar um ambiente sem julgamento e classificação, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada um). Para professores, contudo, exige uma reflexão que demanda muito tempo – já que é preciso pensar não apenas na turma, mas na trajetória individual de cada aluno – e pode parecer abstrato demais à primeira vista.O blog Na Escola reuniu algumas dicas para realizar uma avaliação formativa de qualidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOEwHqCRppl6Fxp_fi8Yfegzlcz6C8aCfn6248qHqnkSTqJCcWIBsK5cw9-IZPmahD5TqHNbb0RQRD-gONK0JQwf9HgfwrU3Kf8ariBlKE-kCywWAJFazA787vgXYE4p1Ua-yhtkQFMV-M/s400/avaliacao-formativa-educacao-infanti.jpeg)
saiba Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário